quarta, 27 de abril de 2022

Cidades do futuro: CNM e Sebrae compartilham experiências com gestores presentes na XXIII Marcha

52034592936 31ee70e1f8 b“Planejamento de longo prazo tem a ver com as decisões que são tomadas hoje”. Foi assim que o ex-prefeito de Maringá, no Paraná, Silvio Barros, abriu a fala na palestra sobre Cidades do Futuro, que encerrou o terceiro dia da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O tema é de extrema importância para a gestão municipal e é fruto de uma parceria entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Barros, representante do Sebrae, e mais 18 prefeitos do Mato Grosso do Sul visitaram a Expo Dubai, exposição realizada até o dia 10 de abril que contou com experiências de cidades com visão para o futuro e soluções baseadas em sustentabilidade e desenvolvimento para os Municípios. "Eu fui prefeito como muitos de vocês são, e uma coisa é absolutamente certa, nós ficamos por 4 anos, mas fazemos coisas que são para uma vida. Quando a gente se pergunta para onde a nossa cidade está indo, quem sabe responder isso? Foi nesse sentido que resolvemos aproveitar a Expo Dubai para saber o que o mundo vai fazer”, comentou o ex-prefeito de Maringá.

O diretor-técnico nacional do Sebrae, Bruno Quick, destacou o apoio do Serviço no desenvolvimento dos Municípios do país. "Ver soluções que já tinham dado certo em outros lugares para o Município; esta foi a nossa intenção ao viajarmos para Dubai. Podemos afirmar que qualquer problema que a gente tem, alguém já teve em outro lugar. A CNM apoiou e o Sebrae documentou o que foi visto em Dubai, vocês vão poder ver também, sem ter que sair do Município de vocês.”

Um dos integrantes da comitiva, o prefeito de Terenos, no Mato Grosso do Sul, também compartilhou a experiência. “Eu tive a honra de participar dessa viagem, eu faço parte do programa cidade empreendedora do Sebrae. Quando você vai para o exterior, você vê um problema que para a gente é um monstro, eles fazem tudo parecer muito tranquilo. Eles planejam muito e estruturam tudo antes. Eles acreditam que a energia fotovoltaica seja o futuro. No meu Município, nós temos o projeto de fazer os prédios sustentáveis e vamos colocar isso em prática”, finalizou.

Para assistir a todos os vídeos, ler sobre cidades do futuro e ter acesso ao e-book produzido pela comitiva, acesse aqui a partir da próxima sexta-feira, 29 de abril.

Por: Victor Gomes
Foto: José Luiz Tavares / Agência CNM

Da Agência CNM de Notícias

Movimento Municipalista


Imagem de patrocinadores