quinta, 28 de abril de 2022

Governo Federal lança plataforma Cidades Gov.br para aprimorar serviços municipais

52034905137 c95240a668 bFoi lançada no encerramento da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, durante a palestra “Inovação e oportunidades de desenvolvimento”, a plataforma Cidades Gov.br, uma ferramenta on-line desenvolvida para potencializar a transformação digital dos Municípios brasileiros. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O presidente do Serpro, Gileno Barreto, apresentou a ferramenta aos gestores municipais e explicou todo o processo digital no padrão da plataforma Gov.br, que já conta com mais de 120 milhões de usuários e 4.900 serviços públicos incluídos. Segundo Gileno, todos os serviços municipais poderão ser inseridos na mesma plataforma do governo federal, garantindo um acesso único ao usuário.

“É uma experiência que a gente quer dar para o Município que não teve transformação digital e, para quem já tem, queremos melhorar e aprimorar os serviços que estão dentro do Gov.br, além de oferecer ferramentas de apoio à gestão das prefeituras”, explicou. A grande novidade da plataforma é que os cidadãos poderão ter acesso sem gasto do pacote de dados da Internet, e os Municípios que tiverem interesse em aderir ao sistema digital podem entrar em contato com o Serpro.

O portal será administrado pela cidade, com recursos digitais da plataforma Gov.br, garantindo total autonomia sobre a gestão da plataforma e dos serviços. O portal possibilita, por exemplo, que o Município digitalize serviços como podas de árvores, recolhimento de restos de construção, alertas sobre buracos nas vias ou mesmo reserva de vagas de matrícula escolar.

Por: Carolina Curvello
Da Agência CNM de Notícias

Imagem de patrocinadores