sexta, 22 de abril de 2022

Semana Alzira Soriano terá programação durante a XXIII Marcha

WhatsApp Image 2022 04 20 at 22.16.14Alzira Soriano foi a primeira mulher prefeita do Brasil e da América Latina. Ela foi eleita prefeita do município de Lajes, no estado do Rio Grande do Norte, em 1928, quando as mulheres ainda não podiam votar e nem ser votadas no país. Para resgatar o histórico dessa liderança feminina, o Município onde nasceu, Lajes, realiza a Semana Alzira Soriano, que acontece na semana de seu nascimento, que foi em 29 de abril de 1896.

Neste ano, o prefeito Felipe Menezes procurou o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) para realizar uma ação de âmbito nacional, chamando atenção para a importante data da pioneira da participação da mulher na gestão local. Dessa forma, durante a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, será realizado um painel organizado por Lages, chamando atenção para a data.

Na quarta-feira, 27, às 16h30 no espaço do MMM, o Município irá coordenar o painel. A programação será transmitida ao vivo pelo canal no Youtube da prefeitura de Lages. 

Pioneirismo
O Estado do Rio Grande do Norte foi pioneiro na construção de uma legislação eleitoral que permitisse a participação feminina na política, o que possibilitou a eleição de Alzira como prefeita e Celina Guimarães Viana como a primeira eleitora, no Município de Mossoró.

Conheça mais sobre as mulheres prefeitas pioneiras no Brasil na publicação do MMM, clicando aqui.

Da Agência CNM de Notícias

Movimento Municipalista


Imagem de patrocinadores