quinta, 06 de dezembro de 2018

CNM participa de intensa agenda no Paraná

Filiação prefeitura do ParanáDesde segunda-feira, 3 de dezembro, representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participam de uma série de agendas municipalistas no Paraná. O ex-prefeito de Barracão (PR) e consultor da entidade, Joarez Henrichs, representou o presidente da CNM, Glademir Aroldi, durante as agendas.

Ainda na segunda-feira, cerca de 40 prefeitos paranaenses participaram de encontro no Palácio do Iguaçu, sede do governo do Paraná. A pauta debateu a mobilização dos gestores locais para a participação da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá em Brasília dos dias 8 a 11 de abril de 2019. O encontro também serviu para articular com a nova bancada paranaense no Congresso Nacional a aprovação de medidas mais urgentes em favor dos Municípios.

Já na terça-feira, mais de 20 prefeitos do estado estiveram na sede da prefeitura da capital para prestigiar a filiação do Município de Curitiba à CNM. A solenidade foi no gabinete do prefeito Rafael Greca, com a presença do vice municipal Eduardo Pimentel.

“Essa sala está cheia de prefeitos de todo Panará, que vieram pedir para que a cidade de Curitiba entre na Confederação Nacional de Município. E o Eduardo Pimentel e eu aceitamos. Vamos ajudar o movimento nacional dos prefeitos a tentar convencer o governo federal e, sobremaneira, o presidente Jair Bolsonaro, de que o povo brasileiro vive nas cidades. Queremos que os serviços de bem comum venham para a população através das prefeituras, mas que venham com recursos. Não há como, mesmo para uma cidade grande como Curitiba, fazer tudo o que o governo federal exige sem o repasse de verbas”, defendeu Greca.

“É por isso a nossa união. Pelo bem do Paraná, pelo bem do Brasil, mas, especialmente, pela defesa do poder local. Viva o municipalismo! Viva os Municípios do Paraná e os corajosos prefeitos e prefeitas do nosso estado”, celebrou o prefeito de Curitiba.

Encontro de gestores
E nestas quinta e sexta-feira, o prefeito de Foz do Iguaçu (PR), Chico Brasileiro, é o anfitrião do Encontro Paranaense de Gestores Municipais, que reúne mais de 200 prefeitos do Paraná. O evento é organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), tem o apoio da CNM e do Governo do Estado do Paraná, e o patrocínio da usina Itaipu Binacional.

O objetivo é tratar de temas relevantes da agenda municipalista, como o Pacto Global da ONU e o Futuro dos Municípios, Improbidade Administrativa, Terceirizações na Saúde, Desoneração dos Servidores da Folha de Pagamento dos Programas Federais, e Recomendações de Final de Exercício dos Governos Municipais.

O Encontro contou com a participação da atual governadora do estado, Cida Borghetti, e do governador eleito, Ratinho Júnior. “O evento foi extraordinário. Tanto a governadora Cida quanto o governador eleito Ratinho Júnior defenderam a valorização das associações microrregionais de Município, e afirmaram que a CNM é o grande parceiro para ajudar a governar os Municípios, o Estado e o próprio Brasil”, destacou o ex-prefeito Joarez Henrichs.

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, fará palestra no Encontro nesta sexta-feira, 7 de dezembro, às 10h, para os prefeitos e a bancada paranaense eleita para a próxima legislatura do Congresso Nacional.

Também participam do Encontro o colaborador da área Institucional da CNM Roberto Meneguini, o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti, o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, José Durval Mattos do Amaral, o chefe da Casa Civil do Paraná, Dilceu Sperafico, além de secretários estaduais e municipais, e representantes da Assembleia Legislativa do estado.

Por: Luiz Philipe Leite
Foto: Reprodução
Da Agência CNM de Notícias