quarta, 30 de janeiro de 2019

Prefeito em tríplice fronteira amazônica pede socorro a CNM

30012019 prefeito de São Gabriel da Cachoeira AM Clóvis Saldanha 600pxNa tarde desta quarta-feira, 30 de janeiro, uma comitiva do Município de São Gabriel da Cachoeira (AM), na tríplice fronteira amazônica entre Brasil, Colômbia e Venezuela, esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília.

Liderados pelo prefeito Clóvis Saldanha (um dos seis indígenas que lideram Municípios no Brasil, e único no Amazonas), o objetivo do encontro foi pedir o apoio político da Confederação para resolver situações críticas que já se arrastam por anos.

Entre elas, está a necessidade da atuação do setor de Imigração da Polícia Federal para produzir a identificação de colombianos e venezuelanos que buscaram abrigo no Brasil. “Temos um posto da Polícia Federal no Município. Mas eles, por algum motivo que não conhecemos, não expedem a documentação dessas pessoas”, relata Saldanha.

O prefeito também solicitou apoio para uma audiência com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, para que as populações localizadas nos distritos indígenas do Município possam ter a atenção adequando nas questões de direitos humanos, incluindo melhorias no acesso a recursos e serviços de saúde, educação e assistência social.

A comitiva foi recepcionada pela técnica de Cooperação Internacional da CNM, Thais Mendes, pelo supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social, Denilson Magalhães, e pelo consultor de relações internacionais (fronteiras), Zulmir Rasch.

A CNM já se colocou à disposição do prefeito e iniciou articulação junto ao governo federal para, ainda nesta semana, encaminhar as audiências, documentos e demandas apresentadas.

XXII Marcha
O prefeito Clóvis Saldanha deve regressar a capital federal, em abril, para participar da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Será a primeira vez do líder local nesse que é o maior evento municipalista da América Latina e Caribe em número de autoridades presentes.

Entre as propostas de atividades da mobilização, estão uma arena com municípios de fronteira e órgãos do governo federal para discutir as demandas mais urgentes e possíveis soluções para essas regiões. Cabe destacar que a programação da XXII Marcha está em construção e, por isso, ainda pode sofrer alterações.

Outras visitas
O prefeito de Malacacheta (MG), Wilson Silva, estava de passagem por Brasília e aproveitou para visitar a sede da CNM. Ele veio acompanhado da secretaria municipal de Assistência Social, Mírian Freitas. O líder local aproveitou para atualizar a Carteira Nacional de Prefeito.

Por: Luiz Philipe Leite
Foto: Jefferson Viana
Da Agência CNM de Notícias