quinta, 06 de dezembro de 2018

Primeira reunião da Comissão Estadual para os ODS de GO será na próxima segunda-feira

ONUO Estado de Goiás conta com uma Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Ceods Goiás), e sua primeira reunião será realizada às 14 horas da próxima segunda-feira, 10 de dezembro. O encontro ocorre no auditório Jaime Câmara do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Criada pelo Decreto Estadual nº 6.266, de 12 de julho de 2018, a Ceods tem como finalidade internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, subscrita pelo Brasil.

O presidente da Comissão é o superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) Paulo Humberto Guimarães, que conduzirá a reunião. Participarão os 16 integrantes, sendo oito do Poder Público e oito da sociedade civil. Os representantes do governo foram indicados por seis secretarias de Estado e pela administração municipal. Além da posse dos membros da Ceods, haverá discussão do regimento interno e do calendário de reuniões para 2019.

Incentivo
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reconhece como positiva a institucionalização do grupo no Estado de GO e incentiva a participação dos Municípios no evento. Uma vez que eles serão diretamente afetados pelas decisões tomadas, os gestores devem contribuir para a estratégia estadual para o alcance dos ODS.

A CNM representa a administração local brasileira na Comissão Nacional para os ODS, com o objetivo de que a voz dos Municípios seja levada em consideração na construção das ações levadas a nível nacional, objetivando impactar os 17 Objetivos da Agenda 2030.

Os ODS são objetivos assumidos pelo Brasil e diversos países do mundo, que tratam de temas cruciais para os Municípios, como saúde, educação e assistência social.

Modelo
A Secima esclarece que compete à Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: elaborar plano de ação para a Agenda 2030; propor estratégias, instrumentos, ações e programas para concretizar os ODS; acompanhar e monitorar o desenvolvimento dos Objetivos por meio de relatórios periódicos; elaborar subsídios para discussões sobre o desenvolvimento sustentável em fóruns estaduais, nacionais e internacionais; identificar, sistematizar e divulgar boas práticas e iniciativas que colaborem para o alcance dos ODS; promover articulação com os órgãos e as entidades públicas dos Municípios para disseminação e execução dos ODS nos níveis estadual e municipal. Tal modelo pode ser replicado em outros Estados e regiões.

Faça sua inscrição na lista de transmissão no WhatsApp da CNM sobre ODS

Da Agência CNM de Notícias com informações da Secima