quinta, 24 de janeiro de 2019

Vencedor do Prêmio MuniCiência, Santa Clara do Sul (RS) ganha guia de relaplicação da CNM

24012019 iniciativa Santa Clara tem ValorIniciativa inovadora da gestão municipal de Santa Clara do Sul (RS), que estimula os moradores da cidade a valorizar o comércio local, “Santa Clara tem Valor” vai ganhar um guia de reaplicação – registro em formato de livro informativo que possibilita o compartilhamento das informações com os Municípios brasileiros. Além de documentar a prática, o conteúdo do guia fornece orientação para que os gestores possam implementar a iniciativa e promover impacto positivo em seus Municípios.

O documento será lançado durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre entre 8 e 11 de abril de 2019. O evento proporciona o encontro dos municipalistas brasileiros eleitos para o período 2019/2022 com o novo governo federal e Congresso Nacional.

A iniciativa Santa Clara Tem Valor, que fez aumentar as vendas do comércio local, gerando mais empregos e renda para a população, ganhou o Prêmio MuniCiência - Ciclo 2017/2018. A láurea faz parte do Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, executado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com apoio da União Europeia.

Para levar o prêmio, o projeto passou por três etapas – as duas primeiras foram de avaliação feita por uma comissão técnica, enquanto a última contou com votação aberta ao público realizada por meio do site do concurso.

Investimentos e qualidade de vida
O objetivo da iniciativa é conscientizar o consumidor de que as compras realizadas no Município geram impostos que fortalecem o governo local. Com dinheiro em caixa, a gestão tem mais condições para realizar investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação, segurança e infraestrutura, que respondem pela qualidade de vida dos moradores.

Tudo começou quando se percebeu que o comércio local não era suficientemente prestigiado pelos moradores da cidade. Comprar em Municípios vizinhos, e maiores, soava mais vantajoso e uma opção quase inquestionável. Sendo assim, o prefeito Paulo Cezar Kohlrausch provocou uma grande mudança de panorama, acompanhada de metas e estratégias. A ideia envolveu uma grande mobilização na cidade, incluindo o empresariado, o comércio, os moradores, os servidores públicos e parceiros estratégicos.

Prêmio MuniCiência
O Prêmio MuniCiência é uma ação pioneira da CNM para identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras em gestão municipal. A iniciativa faz parte do Projeto UniverCidades, apoiado pela União Europeia, e tem três etapas: avaliação da Comissão Técnica; votação nacional online aberta ao público; e sistematização por meio da visita técnica da entidade.

Foto: Agência Galo
Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agência Galo