Convocação para a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Em 2023, comemoramos um importante marco de nosso movimento: 25 anos da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Em 18 de maio de 1998, Brasília recebeu pela primeira vez prefeitos de mais de dois mil Municípios brasileiros unidos reivindicando melhores condições de vida para as suas populações. O evento ficou conhecido como “Marcha dos Cachorros”, pois fomos recebidos no Palácio do Planalto pela Polícia Militar, armados e com cachorros. Ali reforçamos nossa luta e a necessidade de sermos ouvidos.

De lá para cá, a Marcha se consolidou como o maior evento político da América Latina em número de autoridades. De cachorros, em 1998, passamos a ser recebidos em tapetes vermelhos no Congresso Nacional. Hoje, somos nós quem recebemos as autoridades dos três Poderes para ouvir nossas reivindicações.

Lutamos por um pacto federativo mais justo e que possibilite aos gestores locais oferecerem melhores serviços à população. Nós pautamos a agenda política e influenciamos os rumos das políticas, das leis e das decisões judiciais em favor dos Entes locais. Atuamos junto aos três Poderes e conquistamos mais de R$ 1 trilhão neste período.

Sabemos que ainda falta um longo caminho a percorrer. Em 2023, temos muitas pautas que precisam avançar. Precisamos de reformas tributária, previdenciária, política e administrativa. Precisamos ter legitimidade para defender os Municípios no Supremo Tribunal Federal (STF), precisamos garantir que novos encargos não serão criados sem responsabilidade fiscal.

A nossa luta é grande, mas a nossa força nos trouxe até aqui e permitirá que nosso sonho se torne realidade. Conto com a sua presença

Paulo Ziulkoski

Presidente da CNM

Movimento Municipalista


Imagem de patrocinadores